15/01/2014 20:52
Karl Heinrich Marx nasceu em Trier, na Renânia, então província da Prússia, em 5 de maio de 1818. Foi primeiro dos meninos entre os nove filhos de uma família judaico-alemã.
Karl Marx (1818–1883) foi filósofo e revolucionário alemão. Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito, Teologia, Filosofia, Economia, entre outras.
Marx contribuiu para a sociedade de várias formas tanto com suas ideias e suas obras entres suas obras estão o capital que explica como funciona o capitalismo descrevendo suas características implícitas dentro das civilizações que a representam e como ela é organizada e fundamentada e o manifesto do partido comunista que se tornou um documento cientifico de grande importância para o comunismo mundial onde ele fala que somente com a revolta do operariado ao capitalismo uma nova sociedade o comunismo irá surgir que tende à justiça e à supressão de classes e privilégios. Em suas ideias estão ideias de materialismos alienação e exploração
MATERIALISMO
A ideia motivadora por trás da filosofia de Marx era o materialismo. Os materialistas acreditam que são as condições materiais do mundo, como, por exemplo, a estrutura da economia e da distribuição da riqueza, que dão origem a ideias como quem "deveria" liderar e "mereceria" ganhar o que eles ganham. Essa ideia é contrária ao idealismo, que afirma que são as ideias que dão origem à realidade material.
EXPLORAÇÃO
Marx acreditava que o real perigo do capitalismo era o fato de explorar os trabalhadores. Marxistas, desde então, desenvolveram essa teoria para mostrar como o capitalismo também explora o planeta e seus recursos naturais. De acordo com Marx, os capitalistas exploram os trabalhadores pagando-lhes menos do que eles valem - o excesso de trabalho do trabalhador é o que produz os lucros dos capitalistas. Esse "trabalho excedente" é explorado