Experimento da gasolina
A partir dos conceitos de polaridade molecular o experimento tem como objetivo verificar a miscibilidade de alguns elementos e também efetuar o cálculo do percentual de etanol presente em uma amostra de gasolina coletada em São Bernardo do Campo.
2 Introdução
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. O excesso de álcool gera a gasolina adulterada. As gasolinas adulteradas possuem mais álcool ou mais solventes que a lei permite apesar da lei fixar em 2% o limite máximo de solvente a ser misturado na gasolina e em 24% o do álcool.
A identificação da porcentagem de álcool pode ser feita de maneira simples com a adição de água na gasolina. Onde substâncias apolar e polar forma uma mistura heterogenia, sendo possível assim verificar a miscibilidade de alguns elementos, que em um recipiente graduado é possível efetuar o cálculo do percentual de etanol presente em uma amostra de gasolina.
3 Materiais
Para o experimento foi utilizados:
* -50 ml de água;
* -50 ml de gasolina;
* -1 proveta.
4 Métodos
O método utilizado foi o teste de proveta.
* Adicionou-se 50 ml de água em 50 ml de gasolina e esperou-se o álcool se dissolver na água. * Após a separação das fases, observou-se o quanto o nível da água aumentou. * Calculou-se a quantidade de álcool na gasolina utilizamos a regra de três, Ex: Se adicionarmos 50 ml de água e 50 ml de gasolina, após certo tempo a fase aquosa ficou com 60 ml, restando 40 ml de gasolina:
50 ml-----------100%10 ml-------------- x50x=1000X=1000/50=20% |
Observação: 10 ml equivalem à quantidade de álcool que foi para a água.
5 Resultados e discussão
Álcool contido na amostra analisada | 20% |
Por questões éticas o nome do posto analisado não será divulgado.
A gasolina avaliada está dentro do