Experimento Constante Elastica
MACEIÓ, 23 DE MAIO DE 2013
INTRODUÇÃO
Esse relatório apresenta a descrição de um experimento sobre o Sistema de
Massa-mola, realizado por três alunos do curso de Engenharia Ambiental, na disciplina de Física I. Nosso objetivo é determinar com o experimento a constante elástica da mola
( constante de Hooke) estaticamente e dinamicamente utilizando alguns instrumentos simples, que serão mostrados logo abaixo.
Pela Lei de Hooke, a cada esforço F realizado numa mola helicoidal cilíndrica fixa por uma das extremidades corresponde a uma deformação proporcional Y. A costante K é chamada de constante elástica ( ou constante de força), e é uma medida da rigidez da mola, onde K dá-se a denominação de constante elástica da mola:
F = k.y
A constante elástica depende do material de que a mola é feita e das suas características geométricas. A força resultante no sistema é o peso da massinha, portanto:
m.g = k.y
I - MATERIAIS E MÉTODOS
I.I
Balança;
Fita métrica;
Suporte para colocar a mola;
Mola;
Pesos nos valores de 60gr, 70gr, 80gr, 100gr, 115gr, 125gr.
Corrente para apoio da massa na mola;
Tabela para anotação dos dados;
Tesoura, lapís, caneta, fita adesiva etc.
I.II
Metodologia: colocar a mola no suporte e isolar o sistema. Prende a fita métrica no suporte de modo que a mola esteja no ponto 0cm. Colocar na mola uma carga suficiente ( os pesos )para permitir que suas espiras se afastem. Verificar a distensão da mola a partir deste ponto de referência. Repetir esse procedimento, até que a tabela com 10 medidas esteja completa.
Através da medida do tamanho inicial e final da mola, calculamos a distensão e a partir dela podemos fazer uma analise da constante elástica (k).
DESENVOLVIMENTO
I - MONTAGEM
Utilizamos como suporte, uma caixa para colocar papéis, desmontando-a e montando-a de acordo com a nossa necessidade, como mostra a figura abaixo.
Prendemos a mola no