experimento analitica
Sobre titulação de NA2CO3
Acadêmicas:
Amanda Treviso
Janaisa Pertussatti
Miriam Dartora
Introdução
O carbonato de sódio é um composto iônico solúvel em água representado pela fórmula Na2CO3. Os químicos o classificam como iônico, pois ele contém íons metálicos positivos (íon sódio, Na+) e íons poliatômicos negativos (íon carbonato, (CO3)2-). Na água, ele libera seus respectivos íons em um processo conhecido como dissociação. O íon carbonato é responsável pelo comportamento básico do carbonato de sódio, porque gera íons hidróxido extraindo um próton de duas moléculas de água.
O ácido clorídrico é um ácido forte cuja fórmula química é HCl. A designação de ácido forte resulta da dissociação completa do HCl em prótons (H+, a espécie responsável pelo comportamento ácido) e em íons cloreto (Cl-) na presença de água.
Parte experimental
Calibramos a bureta com HCl 0,0845M, o mesmo foi o titulante usado. Após separamos 3 erlenmeyer, adicionamos 10mL de Na2CO3 em cada. No primeiro erlenmeyer adicionamos fenolftaleina (2 gotas), como indicador, foi necessário 7,5mL de HCl para mudar a cor de rosa para transparente. No segundo, azul de bromotimol (5 gotas) utilizamos 19,9mL que mudou a cor de azul para verde amarelado. No terceiro, alaranjado de metila (3 gotas) necessitamos de 25,5mL para a cor mudar de laranja para salmão.
Os resultados de cada grupo foram anotados e feito as médias do volume de HCl utilizado em cada titulação. Os cálculos para determinar a concentração de Na2CO3 foram feitos segundo as médias, que são: a- 7,6mL; b- 20mL; c- 25,63mL.
Objetivo
Temos em vista, apartir desta aula pratica realizar a titulação do carbonato de sódio (Na2CO3), através dos indicadores fenolftaleína, azul de bromotimol, alaranjado de metila por Acido cloridrido (HCl).
Com os volume gasto de cada amostra foi possível calcular a concentração de carbonato de sódio (Na2CO3).
Cálculo da concentração do Carbonato de