Experimento 5 circuito rl serie
CIRCUITO RL SÉRIE
ALUNOS:
Objetivo
Entender o funcionamento de circuitos RL série operando em regime permanente senoidal.
Introdução Teórica
O indutor (L) é um elemento capaz de armazenar energia através de um campo magnético (B). É basicamente um fio condutor enrolado na forma de espiras conforme ilustração na figura abaixo:
O indutor se opõe a variações instantâneas da corrente que flui através dele, a fim de manter o seu campo magnético constante. Tal fenômeno é descrito pela expressão:
Os componentes passivos que acumulam energia (indutores e capacitores) possuem características próprias de tensão-corrente em regime permanente quando excitados com sinais senoidais. A magnitude e a defasagem dos sinais no circuito passivo variam de acordo com a frequência do sinal senoidal aplicado ao circuito. Como veremos em outras aulas, o comportamento de circuitos passivos em regime permanente senoidal pode ser estudado utilizando o conceito de reatância indutiva e capacitiva.
Os indutores podem ser fixos ou variáveis. Os indutores fixos são construídos com fio esmaltado, enrolado ao redor de um núcleo que pode ser de ar, de ferro-silício ou de ferrite. Ferrite é um composto cerâmico de óxidos metálicos. O indutor com núcleo de ar é simplesmente constituído pelo enrolamento do próprio fio e apresenta baixos valores de indutância. Os de ferro-silício e de ferrite proporcionam valores mais elevados de indutância. Os indutores variáveis consistem num dispositivo onde o núcleo é móvel, podendo o valor da indutância ser ajustado dentro de uma faixa especificada.
Aplicando-se uma tensão continua aos terminais de um indutor inicialmente desenergizado, a corrente será nula, pois o indutor se opõe as variações bruscas de corrente. Após essa situação inicial, a corrente aumenta gradativamente, pois à medida que o tempo passa, o indutor energiza-se