Aluno
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Circuitos RC, RL e RLC
Acadêmicos: Gabriel Favorito Bonatto 84119 Matheus G. M. de Araújo 84687
Maringá
Setembro de 2014
INTRODUÇÃO:
-Corrente Alternada
A corrente alternada (CA) é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, seus elétrons mudam de direção constantemente ao longo do percurso. Na prática a corrente alternada é utilizada para a transmissão de energia elétrica de uma usina para locais distantes. A energia que usamos em casa é produzida por alguma usina e precisa percorrer centenas de quilômetros até chegar à tomada. Quando essa energia é transmitida por uma corrente alternada, ela não perde muita força no meio caminho, isso porque essa corrente pode, facilmente, ficar com uma voltagem muito mais alta que a contínua, e quanto maior é essa voltagem, mais longe a energia chega sem perder força no trajeto.
A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal, a característica dela é que não tem uma polarização, ou seja, não possui um polo positivo e outro negativo definido como ocorre na corrente contínua.
Figura 1 - Tensão alternada senoidal em função do tempo
A corrente alternada pode ser gerada por um dispositivo que converte energia mecânica em energia elétrica. Um gerador simples pode ser constituído por uma espira que gira com uma frequência angular ω, em um campo magnético B, surgindo nela uma força eletromotriz induzida que varia senoidalmente com o tempo e com a mesma frequência. Sinais Senoidais Em circuitos elétricos, sinais senoidais são voltagens que variam no tempo de forma senoidal. Eles são produzidos por um gerador de sinais e são representados e são representados, na forma mais geral, por uma função do tipo: