Roteiro circuitos RLC 1
Disciplina: Complementos de Física (lab.)
Prof. Msc. Cezar Carvalho de Arruda
Experimento 1 – Circuitos RC, RL e RLC
Campus São José do Rio Pardo
Grupo:
Data:
INSTRUÇÕES
1.
2.
3.
4.
Uso de jaleco obrigatório dentro do laboratório.
Leia atentamente o roteiro da prática.
Preserve a integridade dos equipamentos do laboratório.
Quando houver periculosidade no experimento (choque e fogo) atenção redobrada.
CONTEUDO
1
INTRODUÇÃO TEÓRICA
1.1
Circuitos RL em série
Em circuitos RL pode-se determinar uma impedância que é a mistura da parte real (resistor) com a parte imaginária (indutor). O indutor gera uma oposição à passagem de corrente elétrica, essa oposição é conhecida como reatância indutiva, e está diretamente ligado ao valor do indutor e a frequência que este indutor está submetido, podendo ser calculado pela equação abaixo.
O circuito da figura 1.1 ilustra um circuito RL e a associação da resistência com a reatância indutiva gera uma impedância no circuito, no qual pode ser determinada pela equação abaixo.
Figura 1.1 – Circuito RL.
O diagrama de impedância do circuito pode ser visualizado na figura 1.2.
Figura 1.2 – Diagrama de impedância do circuito.
Dividindo a tensão da fonte do circuito pela impedância pode-se determinar a corrente do circuito, e multiplicando a resistência ou a reatância indutiva pela corrente pode-se determinar a tensão em cada componente e a soma fasorial das tensões em cada componente determina-se a tensão da fonte, conforme o diagrama de fase da figura 1.3.
Figura 1.3 – Diagrama de fase.
1.2
Circuitos RC em série
Em circuitos RC pode-se determinar uma impedância que é a mistura da parte real (resistor) com a parte imaginária (capacitor). O capacitor gera uma oposição à passagem de corrente elétrica, essa oposição é conhecida como reatância capacitiva, e está diretamente ligado ao valor do capacitor e a frequência que este capacitor está submetido, podendo ser calculado pela
equação