Relatorio 7 - análise circuitos ii
Análise de Circuitos via Espaço de Estados (I)
Raissan Chedid - 181472 Isabel Schreiner Heck - 182019
Porto Alegre, 10 de Maio de 2013
INTRODUÇÃO
O objetivo do relatório é verificar a resposta no domínio tempo de circuitos RLC por meio da descrição no espaço de estados. Este conceito envolve a resolução de equações diferenciais de ordem um. Para tanto, utilizamos uma das técnicas de resolução de equações diferenciais, procurando o polinômio característico da equação. Utilizaremos também conceitos de álgebra linear, como autovalores e autovetores. O software Matlab será utilizado para gerar resultados teóricos e podermos comparar com os resultados práticos obtidos. Primeiramente, a análise se dará em um circuito RLC série de ordem dois, e por último, o Método de Euler será utilizado em um circuito RLC de ordem superior.
O texto a seguir contém a documentação relativa à realização do Laboratório 7 da disciplina de Análise de Circuitos II - Análise de Circuitos via Espaço de Estados (I). A experiência propunha que verficássemos a resposta no domínio tempo de um circuito RLC por meio da descrição no espaço de estados. As unidades de resistência, tensão, corrente, capacitância e indutância são, salvo quando indicado o contrário, Ohm (Ω), Volt (V), Ampère (A), Farad (F) e Henry (H), respectivamente. As constantes encontradas contém uma margem de erro de 5% para mais e para menos.
1 1.1
SOLUÇÃO DE CIRCUITOS VIA ESPAÇO DE ESTADOS. Montagem do Circuito
Realizamos a montagem do circuito na protoboard conforme indicado no roteiro assim como utilizamos o gerador de sinais com uma onda quadrada com 12Vpp. Na montagem utilizamos um potenciômetro de 500Ω, um capacitor de 94,7nF e um indutor de 2,076mH em série, consideraremos nos cálculos uma resistência interna do gerador de sinais de 50Ω. O circuito montado pode ser verificado na Figura 1 abaixo e o sinal do gerador