Experimento 2
CAMPUS AGUAS CLARAS
ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: Eletricidade Básica
PROF.M. MIGUEL ENRIQUE PARRA MUÑOZ
TURMA: “R” 3º SEM
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 2
TÍTULO: BLINDAGEM ELETROSTÁTICA
COMPONENTES DO GRUPO:
ALEKSANDRO LEANDRO ISSI
ANA LUÍSA DA MOTA PINEO
CRISTIANO M. SILVEIRA
LUÍS FELIPE ALVES DOS SANTOS
SÉRGIO DENIS DE ARAUJO
FRANCISCO ALSIVANE
BRASILIA – DF 05/03/2015
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Lei de Coulomb é que a intensidade da força elétrica de interação entre cargas puntiformes é diretamente proporcional ao produto dos módulos de cada carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
O Campo Elétrico é o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma carga geradora de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a uma força de interação (atração ou repulsão) exercida por Q.
Gaiola de Faraday é uma blindagem elétrica, ou seja, uma superfície condutora que envolve uma dada região do espaço e que pode, em certas situações, impedir a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos e eletromagnéticos externos.
Poder das pontas é a forma como é chamado o princípio físico que rege o funcionamento de alguns objetos do nosso cotidiano, como os para-raios e as antenas.
Segundo este princípio, o excesso de carga elétrica em um corpo condutor é distribuído por sua superfície externa e se concentra nas regiões pontiagudas ou de menor raio. É nas pontas que a energia é descarregada. Isso ocorre porque as extremidades são regiões muito curvas e, como a eletricidade se acumula mais nessas áreas, um corpo eletrizado dotado de pontas acumula nelas sua energia.
2. OBJETIVOS
Tem-se como objetivo com o experimento entender melhor os conceitos iniciais e fundamentais para o estudo da eletrostática, ampliando nosso conhecimento acerca de campo elétrico. Espera-se comprovar os conceitos de Campo