EXPERIMENTO 06: Instrumentos básicos de medidas
Os instrumentos tipo bobina móvel ou elemento D’Arsonval, tipo eletrodinâmico, tipo ferro móvel e tipo térmico são apresentados destacando seu princípio de funcionamento e detalhes construtivos. Questões: Baseado no que foi apresentado. Complemente com sua pesquisa.
1. Descreva os detalhes construtivos e o princípio de funcionamento do instrumento tipo bobina móvel ou elemento D’Arsonval ou Galvanômetro (G).
No instrumento de medida elétrica, a ação de uma corrente produz uma força que desloca um elemento móvel. A força contrária de uma mola espiral produz um equilíbrio de forças, fazendo com que este elemento pare em algum lugar. Um ponteiro colocado no eixo deste elemento móvel e este ponteiro se deslocando sobre uma escala, proporciona a leitura. O ponteiro irá parar quando o momento da torção produzido pela ação da corrente e o momento de torção produzido pela mola tiverem a resultante nula.
Seu funcionamento é baseado no funcionamento do motor elétrico, um condutor percorrido por uma corrente elétrica inserido num campo magnético. Uma bobina de fios bem finos e inseridos num campo magnético criado por um ímã permanente. Esta bobina tem a capacidade de girar, pois se encontra suportada por um eixo. O momento contrário de torção é dado por uma ou duas molas espirais. Ao ser aplicada uma corrente elétrica na bobina, esta criará um campo magnético que procurará ficar na mesma direção do campo do imã permanente.
No projeto do circuito magnético, deve-se em conta a obtenção de mínima porcentagem de fugas, além de uma proteção contra a influência de campos magnéticos esternos. Quanto ao amortecimento do ponteiro no instrumento de bobine móvel, utiliza-se exclusivamente o método do amortecimento eletromagnético baseado nas correntes de Foucault. Essas correntes de desenvolvem em planos perpendiculares a direção do campo estando submetidas a Lei de Lenz. Portanto, o quadro de alumínio tem tão e somente a finalidade de