Experiencias
Célula Animal e Vegetal
1 ª Experiência:
Observação das células da epiderme da cebola
Material Utilizado:
Epiderme de uma das partes da cebola (célula vegetal)
Lamina
Corante
Lamínula
Pinça
Microscópio Óptico
Procedimentos:
Foi retirada a epiderme da cebola. Espalhou sobre a lâmina o material coletado (epiderme de cebola). Usou-se coloração (corante) colorando o núcleo e seus componentes.
Resultado:
A derme da cebola após ser preparada na lâmina, observou-se que suas formas são alongadas e achatadas. Suas paredes laterais são duplas, apesar de não visualizar, por serem divididas em membranas de espessuras muito finas.
Conclusão:
2ª Experiência:
Observação das células da mucosa bucal
Material Utilizado: Microscópio Óptico
Lamina
Lamínula
Corante
Cotonete
Mucosa Bucal (célula animal)
Procedimentos:
Com o auxilio do cotonete, raspou-se levemente a parte interna da bochecha. Esfregou o cotonete sobre a lâmina, deixando o material raspado da parte interna da bochecha sobre a mesma. Foi adicionado corante sobre a amostra, colocou-se a lamínula sobre a lamina com a amostra.
Resultado:
Observou-se a amostra da mucosa bucal que foi ampliada.
Foi possível observar que as células da mucosa bucal fiquem mais nítidas, podendo obter uma visão ampla onde se observa núcleo, membrana plasmática e o citoplasma.
Conclusão:
Ao realizarmos o procedimento e observar ás células da mucosa bucal, podemos concluir que as células possuem na sua superfície uma película limitante que é a membrana plasmática, abrangendo a região da célula situada entre a membrana e o núcleo, esta o citoplasma, e por fim o núcleo, que é o componente celular que abriga os genes.
Referencia Bibliográfica: http://biologia-na-zootecnia.blogspot.com.br/2013/07/observacao-de-celulas-da-mucosa-bucal.html
http://www.ehow.com.br/sobre-celula-cebola-info_48109/