experiencias quimicas
Em muitas situações, temos misturas de substâncias, formando sistemas, que podem ser homogêneos ou heterogêneos, dependendo da interação existente entre estas substâncias, e fatores como pressão, temperatura e composição destes sistemas. A interação entre as substâncias, associada à temperatura, determina a solubilidade de uma substância em outra, que pode ser total ou apenas parcial.
Esta propriedade, a solubilidade, é utilizada também para separar misturas de substâncias parcialmente miscíveis, adicionando-se uma terceira substância que seja solúvel em apenas uma das substâncias do sistema, extraindo-a.
A solubilidade de um soluto é a massa do soluto que pode ser dissolvida numa certa quantidade de solvente a uma determinada temperatura. Usualmente, a solubilidade é expressa em gramas de soluto por 100 mL (100 cm³) ou por 100 g de solvente a uma dada temperatura. É a interação entre um soluto e um solvente determina quanto soluto pode se dissolver.
Neste relatório serão discutidas algumas propriedades e conceitos relacionados à solubilidade das substâncias.
Materiais e reagentes
Tubo de ensaio
Ampola de decantação
Agua destilada
Etanol
Ciclohexano
Iodo
pipeta
Método experimental
1. Miscibilidade de dois líquidos
a) Para fazer esta experiência tivemos que tomar as medidas de segurança a cima em seguida usamos a pipeta para medir 3ml de agua destilada, e metemos no tubo de ensaio, medimos 2ml de etanol para identificar o tudo de ensaio o auxiliar de laboratório marcou o mesmo com a letra E depois misturamos no tubo de ensaio onde estava a agua, por fim agitamos o recipiente e deixamos repousar.
b) Começamos por adicionar 3ml de agua destilada em um tubo de ensaio depois com ajuda da pipeta medimos 2 ml de ciclohexano metemos no tubo de ensaio agitamos de deixamos repousar.
c) No caso da alinha b que tem-se duas fases podemos reconhecer a fase orgânica e a fase aquosa mesmo sem sabermos nada