Experiencia de quimica
A velocidade da reação está relacionada à concentração dos reagentes e seu estado, especialmente esta a seu tamanho e quantidade. O fato dos reagentes estarem ou não em solução, particularmente esta em contato com o solvente água. A temperatura, também esta relacionada ao solvente, a eletricidade, a luz, a pressão, a presença de catalisadores e dos produtos de reação.
O aumento da superfície de contato entre substancias aumenta a velocidade das reações, nosso exemplo, em uma reação entre uma substância sólida (comprimido) e uma líquida (água), quanto mais reduzida a pó estiver a substância sólida, maior é a superfície de contato entre as partículas de ambas as substâncias e portanto, maior é a possibilidade de essas partículas colidirem umas com as outras.
Os catalisadores aumentam a velocidade de uma reação química, mas não participam da formação dos produtos, sendo completamente regenerados no final. Atuam ao promover rotas de reação com menor energia de ativação. O catalisador acelera a reação, pois diminui a energia de ativação das moléculas, mas não participa da reação, ou seja, não ocorre nenhuma mudança nos elementos químicos da reação, e o catalisador continua intacto.
Concentração dos reagentes:
O aumento da concentração dos reagentes promove o aumento do número de “colisões” entre as moléculas. Logo, quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a velocidade da reação.
Objetivo:
Observar as reações químicas e suas velocidades, atribuindo volumes, áreas de contata e temperaturas diferentes
Materiais utilizados: 1ª
1) 2 copos de 350ml
2) Àgua na temperatura ambiente
3) 2 comprimidos “efervescente” (vitamina C)
4) Almofariz e pistilo
5) Proveta
Reagentes utilizados: 1ª
1) Àcido ascórbico (C6H8O6)
2) Àgua destilada (H2O)
Materiais utilizados: 2ª
1) 3 copos de 350ml
2) Àgua na temperatura ambiente
3) 3 comprimidos efervescente
4) Água fria
5) Água quente
6) Proveta
Reagentes Utilizados: 2ª
1) Àcido ascórbiso