Experiencia de quimica
Jandrei Pscheidt; Matheus Loja; Odenir Kwitschal.
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul
Engenharia Civil – Turma 01 – Disciplina de Química Tecnológica
1. INTRODUÇÃO
No estudo dos gases podemos observar que, em grande parte, este estado físico sofre alteração quando submetido a diferentes temperaturas. O que já não é tão notório nos outros estados, como sólido e líquido. Nesse estado, todas as substâncias apresentam propriedades físicas bastante semelhantes. Considerando os volumes molares, por exemplo, a 0o e 1 ATM, 1 mol de qualquer gás ocupa quase exatamente o mesmo volume, cerca de 22,4 litros. (MASTERTON, 1990).
Desta forma por meio da Química Analítica desenvolveu-se métodos, instrumentos e estratégias para a obtenção de informações sobre a composição de determinada matéria no espaço e no tempo. Porém, para isso, dois aspectos são fundamentais: identificar espécies presentes e determinar as quantidades relativas de cada uma. Somando a está ciência, digamos assim, por meio da análise qualitativa conseguimos identificar os elementos presentes e seu estado de combinação em uma amostra.
Todavia, é de extrema importância a análise quantitativa. Tal meio cumpri importante papel no desenvolvimento do experimento em aspectos científicos e tecnológicos, permitindo estabelecer as massas atômicas dos elementos e conhecer a composição dos mais variados materiais de origem natural. Sendo assim, a análise quantitativa é fundamental para o cálculo estequiométrico, que em seguida será representado.
2. REVISÃO DA LITERATURA
3.1. Gases
No estudo dos gases podemos verificar que ao contrario dos sólidas e líquidos, os gases apresentam uma variação considerável quando submetidos a uma alteração na temperatura, pressão ou volume do recipiente, gerando assim uma alteração quase que imediata de sua massa.
Para medir completamente o estado do gás, é preciso quatro variáveis: * Volume –