Experiencia da vela
* Uma vela
* Um prato prato
* Um copo ou vidro de gargalo estreito
* Água
VAMOS COMEÇAR
1. Coloque a vela no prato e encha-o de água.
2. Acenda a vela e depois cubra-a com o copo ou o vidro.
3. Fique observando. O que acontece? A água começa a entrar no copo (ou vidro).
A vela se apaga antes da água chegar até a chama .
POR QUE ISSO ACONTECE?
O fogo só pode existir onde há oxigênio . Quando você cobre a vela, a chama começa a queimar o oxigênio que sobrou dentro do vidro. A gente não vê esse oxigênio, mas ele existe e ocupa espaço. Quando o oxigênio é queimado, esse espaço fica ''sobrando'' dentro do vidro. Quer dizer, forma-se um vácuo e o vácuo puxa a água para ocupar o lugar que antes era do oxigênio.
A água só não enche todo o vidro, pois o oxigênio acaba. Quando todo o oxigênio é queimado, a vela se apaga, porque, como já disse, sem o oxigênio o fogo não existe.
Explicação
Que a vela se apaga logo que é coberta pelo frasco, não há qualquer dúvida. Assim que o oxigênio é consumido, pelo menos em parte, a combustão dos hidrocarbonetos da vela cessa. Quanto à subida do nível da água, poderá haver alguma dificuldade ao se tentar explicar o fenômeno. Se o estudante fizer uma busca na internet por uma explicação para este fenômeno, provavelmente ficará confuso com a variedade de hipóteses disponíveis para justificar a subida do nível d'água.
A explicação mais comum refere-se ao consumo do oxigênio no interior do frasco, devido à combustão. Argumenta-se que, como há cerca de 21% de oxigênio no ar, este ao ser consumido faz com que o nível da água suba até que o volume gasoso no interior do frasco seja também reduzido em 21%. O mais incrível é que, de fato, a redução observada nesse volume é cerca de 20%! Isso torna essa hipótese muito muito sedutora. Só que devemos lembrar que o consumo de oxigênio gera outros produtos gasosos (CO2 e H2O), que passam a ocupar o volume do oxigênio. Vamos analisar a reação. Para