A experiencia da vela
Curso: Química
Disciplina: Laboratório de Química Geral
Professor: Otoniel de Aquino Azevedo
OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA E DESCRIÇÃO
Alunos do 1° período:
Amanda M. Soares
Carina Petersen Nascimento
Geicilayne Rodrigues Moraes
Michelle Silva
Mirian Alves
Thayná Silva
????????? 5° periodo
Cachoeiro de Itapemirim - ES
Fevereiro/2014
folha rosto
SUMÁRIO
1 Introdução:
Todo mundo se julga bom observador. Entretanto, há muito mais que se observar, além do que chama a atenção à primeira vista. Para isso é preciso concentração, atenção aos detalhes, espírito aberto e, muitas vezes, simplesmente paciência. É preciso, até mesmo, prática.
A observação é uma das etapas do método científico. Consiste em perceber por algum meio, como ver (pelo sentido da visão) seja direta ou através de meios artificiais a ampliação desta capacidade (como por microscópios ou os telescópios) e não interpretar. A observação é relatada como foi visualizada, sem que, a principio, as idéias interpretativas dos observadores sejam tomadas.
2 Desenvolvimento
2.1 Objetivos: - Observar e descrever um fenômeno; - Diferenciar descrição e interpretação; - Controlar condições que o afetam; - Tirar conclusões a partir dos dados obtidos.
2.2 Fundamentos Teóricos
Do latim observatio, a observação é a ação e o efeito de observar (examinar com atenção, olhar com por menos, constatar). Trata-se de uma atividade realizada pelos seres vivos para detectar e assimilar informação. O termo também faz referência ao registro de certos fatos ou ocorrências) através da utilização de instrumentos. A observação faz parte do método científico, pois, à semelhança da experimentação, permite realizar a verificação