experiencia com ovo
CAMPUS DIADEMA
QUÍMICA II
DIANA PIRES DOS SANTOS – 94250
MARINA VIEIRA PERETI – 94651
THAÍS AIMÉE ABE MARCOLIN-94696
LPC VESPERTINO B
EXPERIMENTO DO OVO
DIADEMA – SP
2014
RESUMO:
Em laboratório uma casca de um ovo, foi imersa numa solução de NaOH até que fosse possível se retirar a membrana interna. Após a casca foi colocada num béquer com água e gotas de fenolftaleína;e NaOH foi colocada no interior da casca.A fenolftaleína ficou rósea indicando caráter básico, logo o NaOH atravessou a membrana do ovo e entrou em contato com a água do béquer modificando seu PH. Após um ovo inteiro ovo foi imerso em vinagre.Com o tempo formaram-se bolhas em volta da casca pela formção de CO2; e a mesma foi consumida pela reação com o ácido .
INTRODUÇÃO:
Para a compreensão de tal experimento é importante se saber alguns conceitos acerca dos materiais e substâncias envolvidos: a casca do ovo é composta basicamente de carbonato de cálcio um sal formado por um metal alcalino terroso e um ânion bivalente.
Outro importante conceito é o da soda cáustica: uma substância formada por uma hidroxila e sódio ( um metal alcalino), logo esta é uma base forte com alto PH.Já o vinagre ou ácido acético, é um ácido com baixo grau de ionização isto é, fraco, mas que reage com carbonatos para formar ácido carbônico , porém por ser um ácido fraco logo se decompõe em gás carbônico e água.
A fenolftaleína é um indicador de PH : na presença de soluções ácidas e nêutras sua coloração é transparente, na presença de soluções básicas sua coloração é rósea.
Sabendo disso é possível se compreender quais os fenômenos físicos e químicos envolvidos no experimento.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: