Experiencia 4
EXPERIÊNCIA Nº 4
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS E SOLUÇÕES
1. Introdução
A densidade pode ser utilizada como uma propriedade na identificação, no controle de qualidade da produção de um determinado produto na indústria, bem como pode ser relacionada com a concentração de soluções. Por exemplo, a gasolina, adicionada de álcool etílico, e o álcool hidratado são combustíveis utilizados em veículos no Brasil, sendo que a composição da mistura pode ser avaliada através da determinação da densidade. Do mesmo modo, a concentração da solução de ácido sulfúrico contido entre os eletrodos de uma bateria pode ser avaliada através da medida da densidade. Nesta experiência serão determinadas as densidades do poliestireno e da solução aquosas de açúcar (sacarose), utilizando o picnômetro. A densidade também pode ser determinada através de uma coluna líquida com um gradiente de densidade, ou seja, de uma coluna em que a densidade do meio líquido aumenta gradativamente do topo para o fundo da coluna. 2. Parte experimental
Será determinada a densidade utilizando-se picnômetro. Este é semelhante a um balão volumétrico, onde a tampa é substituída por um tubo capilar. Pode ser encontrado comercialmente com volumes que variam de 1 a 100 mL.
A densidade é definida como a razão entre a massa da solução (ou sólido) pelo volume da mesma
(do mesmo). A massa pode ser determinada diretamente utilizando-se uma balança e o volume através do volume do picnômetro. Como o volume do picnômetro na temperatura de trabalho deve ser conferido, é necessário calibrar o picnômetro, utilizandose para isso um líquido de densidade conhecida nessa temperatura. Utilizaremos a água.
-
calibração do picnômetro
Água destilada será utilizada para calibrar o picnômetro. Como existem gases dissolvidos na água, para minimizar erros experimentais, esses gases devem ser eliminados através do aquecimento da água até ebulição, durante alguns minutos, em um béquer.
i) pese o