Experi Ncia Da Vela
Materiais utilizados:
- Um Becker
- Uma vela
- Um copo
- Água e isqueiro
Procedimento:
Primeiro passo é encher com um pouco de água o Becker, depois acender a vela e coloca-la sob a água, então pegar o copo e cobrir a vela ainda acesa até tocar a água. Logo após a vela apagar,a água entra no copo até atingir o nível um pouco mais alto do que o da agua de fora, cerca de 20% do copo.
A explicação para esse fenômeno envolve basicamente a expansão e contração dos gases do copo, devido à variação de temperatura. Quando o copo cobre a vela, a porção do ar aprisionada no copo é rapidamente aquecida, expandindo-se. Antes que o copo toque a água, uma parcela desse ar escapa pelo espaço entre a água e a boca do copo. Isso faz com que a densidade do ar no interior do copo seja menor do que no exterior. Assim que a vela se apaga, os gases são rapidamente resfriados, o que reduz a pressão interna. A diferença entre a pressão externa (pressão atmosférica) e a interna é que faz com que o nível de água no frasco suba.
Com a combustão houve a diminuição de 20% no volume do gás no frasco. Isso se deve pela densidade do ar no frasco diminuir, uma parte do oxigênio é consumida, uma parte do CO2 dissolve-se na água, o CO produzido é insolúvel e contribui para o aumento da pressão e uma parte do vapor d'água condensa-se nas paredes do copo. É notável que tudo isso resulte num percentual de redução de volume igual ao percentual de oxigênio do ar.