expectativas
Fatores Críticos de Sucesso são aquelas condições fundamentais que precisam ser satisfeitas para que a instituição tenha sucesso na sua área de atuação. São as condições que a instituição tem que ter para sobreviver. Os fatores são da instituição, mas quem os define na verdade é o mercado.
Foram identificados como Fatores Críticos de Sucesso para o HU:
Qualidade na atenção à saúde
Resolutividade
Credibilidade
Identidade com a UFSC
Gestão profissional
Investimentos tecnológicos
Educação Permanente
Produção de Conhecimento em Saúde
Atendimento exclusivamente SUS
Adesão às políticas públicas de saúde
Captação de recursos
Estabelecimento de parcerias
Articulação entre Ensino, pesquisa, extensão e assistência
A Matriz BCG ou Matriz de Crescimento/ Participação, como também é conhecida, é um método criado pelo Boston Consulting Group (BCG) na década de 70 que demonstra o posicionamento de determinado cliente ou produto em relação ao mercado em que está inserido e de suas perspectivas futuras de crescimento nesse mercado.
Baseado na teoria de ciclo de vida dos produtos, o método consiste basicamente no cruzamento do índice de market share relativo (participação de mercado) e do índice de crescimento esperado com o objetivo de se identificar as características e determinar as prioridades de cada produto na formação do portfólio da empresa. Entretanto, apesar de a Matriz BCG ser bastante utilizada para o auxílio no planejamento do portfólio de produtos ou clientes (no caso de prestadora de serviços), ela pode ainda ser aplicada em diversas outras análises, visto que possibilita uma visão clara do fluxo de recursos da empresa demonstrando os pontos geradores e os pontos consumidores destes recursos.
A esquematização da Matriz BCG é bastante simples e consiste na divisão dos produtos em quatro quadrantes (semelhante ao aplicado na análise SWOT) que representam as combinações possíveis do índice de market share e de