Engenharia ambiental
FACULDADE DE CIENCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA – FACCI
WILBER MÁRCIO REIS DE CASTRO
Controle de poluição atmosférica por material particulado em mineração a céu aberto, na mina Cauê - Itabira, MG.
Itabira
2014
WILBER MÁRCIO REIS DE CASTRO
Controle de poluição atmosférica por material particulado em mineração a céu aberto, na mina Cauê - Itabira, MG.
Trabalho de conclusão de Curso apresentada à Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental.
Orientador: Prof. Lorena T. Oporto.
Itabira
2014
RESUMO
A poluição atmosférica é um grande problema no processo de industrialização, do crescimento econômico, que vem aumentando proporcional. É importante rever nossas atitudes referentes a poluição atmosférica, diminuindo não só a qualidade do ar, como também a qualidade de vida. (SÁ, 2003, p. IV)
A qualidade de vida, saúde, lazer da população urbana estão expostos a riscos considerado graves, em razão da poluição atmosférica. A legislação de muitos países, inclusive a do Brasil, contemplam com varias regulamentações o uso do ar e da água, que é primordial a existência da vida. ( ALBUQUERQUE, 2001, p. 6)
Segundo ALMEIDA (1999, p.20) em todo lugar do mundo deparamos com vários problemas de poluição atmosférica e que existem maneiras de evitar este problema através de controles da poluição atmosférica.
A vale para poder continuar com as suas atividades mineradora na cidade, deve manter o controle de material particulado nos acessos da mina. Tal controle é obtido através de tanques de irrigação, aspersores e neupolizadores, com objetivo de minimizar os efeitos de poluição do ar sobre a cidade. (Documento Vale PRO)