Almeida Garrett
Português
Almeida Garrett
Nome: Maria Almeida
2013/2014
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Português e tem como tema central Almeida Garrett. Está dividido em 4 pontos. Em primeiro lugar será abordado a sua vida e obra, num segundo ponto falar-se-á do contexto histórico e cultural, em que este tópico será dividido em dois subtópicos: o contexto político da primeira metade do século XIX e o contexto cultural-ideologia romântica e o Romantismo em Portugal. Em terceiro lugar serão tratadas as características do texto dramático e, por fim, o mito sebastianista.
José Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett foi um importante poeta e romancista português do século XIX. É considerado um dos mais importantes escritores do romantismo português. Foi um liberal e romântico, buscando no Povo os princípios da identidade nacional, mostrando o compromisso que assumiu com os valores, as tradições e a História do país, na sua obra. O Povo de Garrett, como faz questão de evidenciar, "é um povo idealizado, inspirado nos valores do romantismo, que não são genuinamente os valores do povo real, ignorante e faminto".
"Vivemos num século democrático. Tudo o que se fizer há-de ser com o povo e pelo povo ou não se faz". Esta frase, de Garrett, consta na peça Frei Luís de Sousa e descreve bem o pensamento político-ideológico do autor.
Todavia Garrett foi, sobretudo, um ideólogo da burguesia liberal e as obras que escreveu demonstram o seu empenho na reforma político-social e cultural da sociedade portuguesa.
Almeida Garrett
Vida e obra: João Baptista da Silva Leitão, nome a que acrescentaria mais tarde os apelidos de Almeida Garrett, nasceu a 4 de fevereiro de 1799, no Porto. O período de infância vivido aqui foi decisivo na construção do sentimento poético de Garrett, alimentado pelas tradições populares reveladas nas histórias e cantilenas das velhas criadas. Em consequências das invasões