expansão urbana
Cada uma das partes que integra a cidade está associada a um uso específico. A sua organização interna obedece a vários factores, dos quais se destaca, a acessibilidade, a qual sofre uma diminuição devido à expansão urbana pois verifica-se um aumento do trânsito. A cidade é um espaço privilegiado de relações sociais, comerciais e laborais.
A expansão urbana http://www.infopedia.pt/$expansao-urbana;jsessionid=08wziAaSscZuyr1aUL4E8g__ Expansão urbana: crescimento da cidade em direção á periferia, manifestando-se pela ocupação física do espaço anteriormente rural. É efectuada ao longo das vias de comunicação.
O crescimento das cidades realiza-se de duas formas:
Por acumulação;
Por projeção para o exterior;
Dependendo das épocas, do desenvolvimento técnico, financeiro e das relações que se estabelecem entre as cidades e as suas fronteiras.
O tipo mais simples de expansão urbana é o de aglutinação.
Inicialmente, o crescimento é espontâneo e desorganizado.
No interior da cidade, todo o espaço é ocupado progressivamente e constrói-se também o mais próximo possível das extremidades da cidade. A cidade expande-se, posteriormente criam-se vias de comunicação transversais, que se tornam áreas de urbanização e onde os terrenos agrícolas vão sendo invadidos por construções urbanas.
É a revolução industrial e o emprego, que a cidade promove, que faz crescer as cidades de forma significativa. A evolução dos transportes contribuiu de forma significativa para este fenómeno, especialmente o desenvolvimento dos transportes urbanos, estes possibilitaram aumentar a distância no percurso casa-trabalho, levando à expansão das cidades para a periferia.
O “ciclo de vida das