Expansão urbana
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Desenvolvimento 4
3. Ocupação Irregular 5
4. Sistema de Drenagem Urbana 5
5. Arborização Urbana 6
6. Novos Loteamentos 6
7. Conclusão 8
8. Referencias Bibliográficas 9
1. Introdução
A cidade de Pérola é considerada pequena e jovem, possuindo apenas 45 anos, a base da economia do município sempre foi à produção agropecuária, com isso a cidade não teve muito crescimento em relação às residências. Mas nos últimos anos a cidade entrou em novo cenário, destacando um crescente pólo de confecções de vestuário, produção industrial predominante de fábricas de roupas, notadamente de jeans, que prestam serviços a grandes empresas do ramo do Paraná e São Paulo buscaram nesta região mão de obra barata e abundante que aqui existia, a partir desta nova situação houve um aumento significativo na construção de residências, e os lotes vazios que até então eram abundantes começaram a desaparecer. Então neste cenário deu se inicio à expansão urbana na cidade
2. Desenvolvimento
A ocupação e uso do solo na área urbana seguem critérios editados no código de condutas do município, de acordo com leis federais e estaduais, mas infelizmente com raros critérios e padrões ambientais, todo novo empreendimento residencial ou industrial necessita de aval do engenheiro civil do município e da secretaria de meio ambiente.
1 2.1 Evolução da Ocupação do Espaço Urbano
Pérola teve sua malha viária planejada pela Companhia Colonizadora Byington. A ocupação ocorreu dentro da malha projetada, inicialmente ao longo da Avenida Dona Pérola Byington, se expandido do centro para a periferia, com abertura de novas vias à medida que a demanda por solo urbano crescia.
2 2.2 Usos Residenciais
Grande parte da área residencial está consolidada. As