Nova tecnologias construtivas
NOVAS TECNOLOGIAS EM TEMA DE REVESTIMENTOS PARA PISOS E PAREDES
Outubro/ 2013
I. CIMENTO QUEIMADO:
A princípio um revestimento popular, o cimento queimado nos últimos anos ganhou status de piso clean. Sua aparência neutra e rusticidade delicada dialogam perfeitamente com a decoração moderna. Mas, não dá para negar: por mais bem feito que seja com o tempo ele trinca e a cada três meses é preciso renovar a camada de cera protetora. Para facilitar a vida, já existem no mercado materiais que preservam só o lado bom desse revestimento. Entre eles, estão os porcelanatos retificados que imitam o visual do cimento queimado. Em peças de 80 x 80 cm e 60 x 60 cm, pedem rejuntes mais finos e em menor quantidade. Na limpeza, basta um pano úmido. Outra novidade é o cimento queimado polimérico. Ele segue os mesmos princípios de instalação em piso e parede do produto original, mas devido à composição da massa, está imune a manchas e rachaduras, podendo cobrir grandes extensões sem necessidade de junta de dilatação. Deve ser evitado apenas no chão do boxe do banheiro.
II. PAINÉIS 3D DE MDF COM PINTURA DE RESINA PLÁSTICA À BASE DE GARRAFAS PET (PARA PAREDES)
Podem ser utilizados no hall de entrada, cabeceira da cama, escritório e quarto de bebê. Os painéis de MDF com pintura de resina plástica a base de garrafas PET, são placas de 1,10 x 2,70 m com belos desenhos gráficos em relevo. Quem vende se incumbe da instalação, que começa por cobrir a parede, não importa o seu acabamento, com uma chapa de madeira, fixada por velcros, sobre a qual o painel é colado. Na hora de mudar, é só levar a estrutura para a casa nova.
III. PISO VINÍLICO DE PVC RECICLADO:
O Piso Vinílico é a opção mais moderna e ecológica para revestir superfícies residenciais e comerciais. Moderna porque possibilita a criação de desenhos com