Expansão do terceiro setor ( Capoeira, cinema, teatro, dança)
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Educação Profissional e Educação em ambientes não escolares, do curso de Pedagogia, turno Noturno, da Universidade Anhanguera, ministrado pela professora Ana Paula Guedes.
Cinema
Projeto “CineSocial” O Projeto Cine Social é uma iniciativa privada e coletiva de caráter sócio-cultural que busca proporcionar às crianças e adolescentes (preferencialmente as/os carentes) espaços e eventos de lazer, onde há uma demanda mais notável de atividades lúdicas culturais. Tal investida se dá através de exibição de filmes com projeção em telão, agregando ações como oficinas de fotografia e teatro, palestras, stand de leitura coletiva.
Tem como objetivos Promover atividades sócio-culturais em comunidades [...] onde os jovens não têm opções ou acesso a eventos de lazer. Estabelecer parcerias com associações, ONGs e interessados em colaborar com o andamento do projeto. Efetivar ações que propiciem a produção de conhecimentos explorando a linguagem cinematográfica através da exibição de filmes, agregando atividades como oficinas, palestras e grupos de leitura. Um dos voluntários do projeto, Léo Coutinho relata momentos da sessão, destacando a emoção e admiração da criançada diante do telão: “No Sertãozinho, nada iluminava mais que a luz dos olhos das pessoas. Nem a tela grande, nem mesmo a lua crescente sobre os olhos de todos. E eram olhos de urgência, saltando de caras de espanto ou de graça, perto de mãos nervosamente concentradas. Vez ou outra um comentário antecipava o próximo passo da estória, ou tirava sarro de uma personagem, ou questionava a quantidade de balões da casa que voava. Voava no filme, voava dentro da cabeça de cada um, de muitos que sequer tiveram a experiência de ver um filme na televisão, muito menos no cinema”,