Expansão de vendas
Relatório Final – Problema nº: 02 Data: 30/08/2012 Grupo: 08
Nome RA Papel Presença (professor) Nota de debate
Monique Abate 11057213 Líder
Suzane Paiva 11147394 Porta – voz
Mayra Machado 11098464 Redator
Tayline Fernanda 11068889 Membro
Thayane Regina 11121753 Membro
Caroline Kalil 11163714 Membro
1. Questões e Estratégias de Pesquisa
A situação-problema apresentada nos mostrava um aumento da produção de cortes de carne, além de uma tabela com informações sobre a aquisição alimentar domiciliar per capta anual, distribuída por regiões do Brasil e tipo de produto. Com esses dados, cada integrante do grupo pesquisou sobre um tipo de elasticidade, de forma a encontrar quais melhor se encaixavam para nossa solução. Nesta etapa do trabalho, as pesquisas foram realizadas através de livros da biblioteca da Puc, na sala de aula. Também pesquisamos dados sobre a renda domiciliar per capita anual em cada região do país, nos laboratórios de informática.
O problema definido pelo grupo é: “Como expandir as vendas de carne bovina de acordo com a variação da renda e consumo no território nacional?”
2. Conceitos Relevantes
De acordo com Vasconcellos (2008) elasticidade-renda da demanda corresponde a variação percentual da quantidade demandada em relação à variação percentual da renda do consumidor, coeteris paribus. Esse tipo de elasticidade é relevante no processo de planejamento, pois é um importante critério para objetivar suas vendas, de acordo com o crescimento da renda no país.
A elasticidade de renda da demanda mede a longo e curto prazo como a renda dos consumidores afeta o consumo de bens, por exemplo, combustíveis, alimentos, entretenimento, entre outros, ou seja, ela analisa o comportamento do consumo quando a renda aumenta ou diminui no cenário decrescimento econômico. Assim, explicando melhor, podemos dizer que a elasticidade é a porcentagem de variação na