Exodo Rural ABNT
ÊXODO RURAL: INFLUÊNCIAS DA TECNOLOGIA E DO GOVERNO
Londrina - PR
2006
Aluno
ÊXODO RURAL: INFLUÊNCIAS DA TECNOLOGIA E DO GOVERNO
.
Londrina - PR
2006
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
2. HISTÓRICO 6
2.1 O Brasil e o Êxodo Rural 8
2.2 Consequencias do Êxodo Rural 10
3. ÊXODO RURAL E O GOVERNO 13
3.1 Com as Raízes Firmes, Surgem as Mudanças 14
3.2 Motivos para a Mudança nesse Cenário 16
4. A TECNOLOGIA E A SAÍDA FORÇADA DO CAMPO 20
5. O CAMINHO INVERSO, A VOLTA AO CAMPO 23
5.1 As Oportunidades que o Campo oferece aos Capacitados 24
5.2 O Caso do Êxodo Rural Mineiro 25
6. A SITUAÇÃO ATUAL 28
7. CONCLUSÃO 34
8. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 36
INTRODUÇÃO
Este estudo tem como intenção demonstrar as principais características acerca do fenômeno conhecido como Êxodo Rural. É traçado um breve histórico relacionado a evolução do fenômeno no Brasil e no mundo, demonstrando seu surgimento e principais fatores relacionados a sua incidência.
Também procura-se trabalhar o relacionamento entre os fatores ou questões com influência direta sobre o desenvolvimento do Êxodo Rural em nosso país, fatores estes como, influência política e governamental, e avanço dos meios tecnológicos, que em determinados momentos aceleraram os movimentos migratórios e em outros apresentaram influência inversa.
Questões como a reforma agrária, e os incentivos a pequenos produtores também são tratados ao longo do desenvolvimento do texto, sendo que a reflexão que se propõe em relação ao assunto é de que os orgãos competentes possam identificar como o trabalho rural é importante para o país e como uma grande massa de trabalhadores do meio urbano que não conseguem oportunidades podem ser incentivados a trabalhar no campo, passando a produzir agregando valor para família e sociedade. O desenvolvimento do assunto com base em diferentes pontos de vista, matérias de televisão, e autores, é bem relacionado, de forma que a