Existe vida após a morte?
Diante de acontecimentos como algumas catástrofes que têm ceifado a vida de muitas pessoas, não é fácil pensar e escrever sobre esta temática, que nos leva a refletir sobre a vida após a morte. Trata-se de uma realidade complexa e desafiadora para qualquer ser humano. Desde os primórdios dos tempos, as diversas religiões buscam no dia-a-dia apresentar as mais variadas maneiras de elevar nossos pensamentos sobre a vida após a morte.
Para onde vão os mortos?
Nas religiões de matrizes africanas, o óbito de um semelhante é conduzido segundo seus costumes, ou seja, é celebrada a ideia de que seu espírito viverá junto aos seus ancestrais. A vida vai continuar entre as divindades africanas. Assim, estas religiões têm uma resposta à angustiante pergunta: “Para onde vamos após a nossa morte?”
No meio espírita, é oportuno refletirmos sobre os testemunhos de pessoas que relatam vivências de morte tendo retornado à vida. Essas pessoas vivenciam certo mistério envolvendo a vida e a experiência após a morte. Falam de um fenômeno que dizem ser o “outro lado da vida”. Trata-se de relatos ligados à religião espírita kardecista.
Os vários acidentes acontecidos na sociedade brasileira têm apresentado esse dilema espiritual e transcendental. As flores, os objetos e as fotos deixadas nos cemitérios são indícios de que as pessoas que são chamadas a outra vida estão presentes ao mesmo tempo. Um exemplo disso foi a morte dos 245 jovens na Boate Kiss, em Santa Maria, RS, sem esquecer também as 200 pessoas que morreram no Avião da TAM, em São Paulo, alguns anos atrás. As pessoas perguntam: para onde foram todos esses jovens e todas as pessoas que tiveram sua viagem sem volta?
Diversas crenças
A vida após a morte em diferentes religiões é o tema central deste texto, mas buscamos dar mais atenção às religiões de matrizes africanas, bem como à religião do Santo Daime e à visão espírita kardecista. Entre as religiões que apresentam amplas reflexões sobre