Exigências do mercado de trabalho para esteticistas
As áreas de atuação com mais espaço são estética pré e pós-operatória em clínicas médicas e faciais e corporais (com destaque para as terapias corporais) em clínicas de estética, spas e hotéis. Além disso, salões de beleza também têm necessidade do profissional com conhecimento técnico como um diferencial em seus serviços. Começam a surgir oportunidades também em cruzeiros para serviços estéticos.
Exigência do Mercado
A tecnologia associada à demanda do mercado – em quantidade e qualidade – hoje impõem a necessidade de uma categoria profissional preparada para compreender os processos fisiológicos, a estrutura anatômica e as reações químicas decorrentes da aplicação de um produto sobre a pele. Essa profissional é a ESTETICISTA que no Brasil começa sua atuação por volta do início do século XX como mera executora da tarefa de aplicar um cosmético e hoje sai deste patamar para desempenhar a função de consultora e administradora de técnicas cada vez mais aprimoradas no sentido de permitir que não somente os produtos, mas toda a tecnologia de equipamentos e manobras manuais como as drenagens linfáticas e massagens de toda a ordem sejam indicadas, aplicadas e executadas adequadamente.
* Técnico em estética quem é?
O profissional de estética é um especialista nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, visando à manutenção da saúde, beleza e bem estar. Por meio do uso de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia, promove o melhoramento do aspecto da pele. Com conhecimentos anatômicos do corpo humano, realiza massagens, como drenagem linfática e modeladora, a fim de amenizar celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal. Pode ainda fazer uso de massagens e terapias alternativas, como doem, shiatsu, fitoterapia, cromoterapia e aromaterapia. Realiza também limpeza facial, depilação, hidratação, maquiagem definitiva e bronzeamento artificial. No consultório, bacharel e