Exergia
Campus Regional de umuarama
Centro de Tecnologia
Departamento de Tecnologia
Energia maremotriz
63982 Danilo Rafael Bastos Rezende Espíndola
67504 marcio rogério alves
67252 Sarah karoline dantas
68935 Thays mitsuko tsuji
71529 mayara silva campos
Engenharia Ambiental
Recursos Hídricos
Umuarama
2013
1. Introdução
A maré é uma fonte natural de energia renovável e não poluidora, que oscila em um período médio de 12 horas e 24 minutos, de modo que as doze horas estão relacionadas à rotação da Terra e os 24 minutos são referentes à órbita lunar.
A altura das marés varia de acordo com a posição do Sol e da Lua, por exemplo, nas luas nova e cheia, a força gravitacional do Sol e da Lua se unem, gerando uma força resultante de maior intensidade, o que caracteriza o nível máximo de variação das marés. Contudo, nas luas minguante e crescente as forças gravitacionais são praticamente opostas, e assim as marés tem menor variação.
As ondas do mar possuem energia cinética devido ao seu movimento e energia potencial devido à sua altura, e é a partir do movimento oscilatório das ondas que a energia elétrica pode ser obtida. Diferente da energia das marés, a energia proveniente do movimento das ondas e das correntes marítimas são tipos diferentes de obtenção de energia, porém, serão abordadas no presente trabalho devido ao fato de os temas serem relacionados.
As ondas oceânicas são mais eficientes para a geração de energia do que o vento, pois as mesmas possuem maior densidade, além de serem mais confiáveis, devido ao fato de ser mais fácil prever o movimento das ondas do que o do vento. Além disso, a força de uma onda pode ser determinada pela velocidade do vento, tempo de incidência do vento e pela distância percorrida pelo vento.
São várias as tecnologias que utilizam das ondas do mar para a obtenção de energia elétrica, dentre elas estão os métodos de Coluna Oscilatória de Água (COA), Dispositivo de