Exercícios
• Grupo do controle
Os princípios tácticos ofensivos que encontramos no grupo do Controle, estão sempre virados para promover e alcançar o domínio da iniciativa e das acções ofensivas executadas pela equipa.
Estes princípios não estão só orientados para os jogadores que participam de forma activa na fase ofensiva, mas também para os jogadores que não participam directamente no ataque, o que nos dá um maior equilíbrio na fase de transferência defesa ataque, proporcionando-nos igualmente um maior controlo da dinâmica das acções ofensivas.
Os princípios deste grupo são:
1. Controle da partida
É todo aquilo que, independentemente da bola, um treinador faz, antes durante e depois do jogo, para que a sua equipa seja superior ao adversário
2. Manutenção da posse de bola
A sua execução eficiente e eficaz, fundamenta-se na mobilidade permanente de todos, absolutamente todos os jogadores da equipa que detém a posse de bola.
Todos os jogadores devem estar prontos e dispostos a apoiar o colega que tem a bola.
3. Mudanças de orientação
Caracterizam-se por todos os passes longos ou curtos que mudam a direcção do sentido de jogo, de uma forma inteligente. Ao poder realizar passes longos médios ou curtos ficamos com uma ideia da diversidade de acções que podemos realizar.
As mudanças de orientação podem dividir-se em:
a. Em amplitude
Quando a direcção da bola está focada nas alas, de forma horizontal, à largura do campo.
b. Em profundidade
A direcção da bola está orientada para baliza adversária, de forma vertical, ao longo do terreno, através de passes longos
4. controle do jogo
É a acção que todos os jogadores da equipa realizam para não perder facilmente a posse de bola e sobretudo para manter, impor e mudar o ritmo do jogo, quer seja para retirar a iniciativa de jogo ao adversário ou manter o resultado, queimando tempo.