exercícios
1) Uma propriedade que quase todos os elementos apresentam é a capacidade de se combinar com outros elementos para formar compostos.
2) Nas reações químicas, as propriedades que as substâncias apresentam antes da reação são muito diferentes das propriedades depois da reação.
3) Para descrever as substâncias químicas, tanto os elementos como os compostos, em geral, usamos fórmulas químicas, nas quais são usados símbolos químicos para representar os átomos dos elementos que estão presentes. Para um elemento livre (um elemento que não está combinado com outro elemento em um composto),ás vezes usamos simplesmente o símbolo químico. Assim o elemento sódio é representado pelo símbolo Na.
4) A característica mais importante da fórmula de um composto é que ela especifica a composição da substância.
Hidratos:
1) São compostos cujos cristais contêm moléculas de água em razão constante.
2) Um exemplo é o gesso que consiste em cristais de sulfato de cálcio, CaSO4, que contêm duas moléculas de água para cada CaSO4. Essas moléculas de água não estão presas muito firmemente e podem ser liberadas quando se aquecem os cristais. Os cristais secos absorvem água novamente se forem exposto á umidade, e a quantidade de água absorvida sempre forma cristais em que a razão de H2O e CaSO4 é de 2 para 1. Representação: CaSO4.2H2O. O ponto é usado para indicar que as moléculas de água não estão muito fortemente ligadas ao cristal e podem ser removidas.
Compostos moleculares:
1) Compostos moleculares são constituídos de partículas neutras denominadas moléculas.
2) Nos compostos moleculares as ligações químicas surgem do compartilhamento de elétrons entre os átomos.
3) As fórmulas químicas que usamos para descrever a composição das moléculas são denominadas fórmulas moleculares, e especificam o número de átomos de cada espécie que compõe uma única molécula.
4) Compostos moleculares são formados quando elementos