EXERCÍCIOS MANUTENÇÃO
Termografia
Um programa para evitar falhas dispendiosas na sua fábrica se beneficiará da inclusão da geração de imagens térmicas como uma técnica de monitoramento de condições em motores elétricos. Usando um termógrafo portátil, você pode capturar medições de temperatura infravermelhas do perfil de temperatura de um motor na forma de uma imagem bidimensional. As imagens térmicas de motores elétricos revelam suas condições operacionais conforme elas são refletidas pela temperatura de sua superfície. Esse monitoramento de condições é uma maneira importante de evitar muitos defeitos inesperados do motor em sistemas essenciais para os processos de fabricação, comercias e institucionais.
Idealmente, você deve verificar os motores quando eles estão funcionando sob condições operacionais normais. Diferentemente do termômetro infravermelho que captura apenas a temperatura em um único ponto, um termógrafo pode capturar temperaturas em milhares de pontos de uma só vez para todos os componentes críticos: o motor, o acoplamento do eixo, o motor e os rolamentos do eixo e a caixa de engrenagens. Todos os motores devem listar a temperatura operacional normal no letreiro. Enquanto a câmera infravermelha não pode ver dentro do motor, a temperatura da superfície externa é um indicador da temperatura interna. Conforme o motor fica mais quente na parte interna, também fica mais quente na parte externa.
As condições dos equipamentos que geram riscos à segurança devem ser as prioridades mais altas nos reparos. Depois disso, considere que cada motor possui uma temperatura operacional máxima que normalmente aparece em seu letreiro e representa a elevação máxima permitida em temperatura acima do ambiente do motor. (A maioria dos motores foi projetada para operar em temperaturas ambientes que não excedem 40°C.)
ANÁLISE DE VIBRAÇÕES
Por meio da medição e análise das vibrações existentes numa máquina em operação, é possível detectar com antecipação a presença de falhas que podem