Exercícios interpretativos- 2º ano língua portuguesa
2. O que teria motivado a criança a fazer essa pergunta?
3. Uma charge critica problemas sociais por meio humor. O que está sendo criticado?
4. O que provoca o humor nesta charge? Destaque elementos linguísticos e visuais responsáveis pelo efeito humorístico do texto.
5. Você acha que o chargista conseguiu defender a sua ideia sobre efeitos da tecnologia moderna na atualidade? Explique.
6. (UERJ) “A Internet é o portal da nova era, mas apenas 30% da população brasileira têm hoje acesso à rede.” Analisando o emprego do conectivo mas na construção acima, é possível concluir que, além de ligar duas partes da frase, ele desempenha a seguinte função:
a) Reafirmar o significado da primeira parte.
b) Permitir a compreensão interna das duas frases.
c) Desfazer a ambiguidade de sentido da primeira parte.
d) Evidenciar uma relação entre as duas partes.
7. Assinale apenas conceitos corretos.
( ) Antes de começar a elaborar a dissertação, deve-se estabelecer o objetivo final do texto, ou seja, deve-se saber qual será a conclusão da redação antes mesmo de iniciá-la.
( ) O aluno não pode discordar do tema. A dissertação deve ter sempre argumentos favoráveis às ideias contidas no tema.
( ) As expressões populares, como, por exemplo, os ditados, devem ser usadas na dissertação, como demonstração de conhecimento da cultura popular do país.
( ) Entre os parágrafos argumentativos, há de haver elementos conectivos.
( ) Cada argumento apresentado na dissertação pode ser discutido em parágrafos diferentes, ou seja, um argumento pode ser discutido em vários parágrafos.
( ) A conclusão é o encerramento da dissertação, por isso é importante que se apresentem informações novas nela.
( ) Geralmente, o parágrafo conclusivo deve conter, de forma sintética, o objetivo proposto na introdução, acrescido da argumentação básica empregada no desenvolvimento.
8. (ITA)