Exercícios gerencia de memória
Aluno: Lucas Andino Costa
Curso: Sistemas para Internet Turma :171
01. Qual a função da MMU na gerência de memória?
É um módulo de hardware que faz o mapeamento entre os endereços lógicos (end. da memória virtual) e os endereços físicos da memória (RAM).
02. O que é o TLB?
A Translation Lookaside Buffer (TLB) é um conjunto de registradores especiais que são bastante rápidos. Cada registrador tem duas partes: chave e valor. Dada uma chave, busca-se o valor correspondente.
03. Explique a importância do TLB no desempenho da MMU.
Quando o TLB falha uma tradução, um mecanismos mais lento envolvendo um hardware específico de dados estruturados ou um software auxiliar é usado.
04. Qual o tipo de fragmentação apresentado pelos métodos de gerência de memória baseados em partições fixas e por partições variáveis?
Fragmentação interna, ou seja, espaço perdido dentro da área alocada ao processo. Ou fragmentação externa, ou seja, memória perdida fora da área ocupada por um processo.
05. Qual a diferença entre endereço físico e virtual/lógico?
Espaço virtual de um processo é diferente do espaço físico. O Endereço lógico: gerado pela CPU o Endereço físico: endereços enviados para a memória RAM.
06. Qual a diferença entre monoprogramação e multiprogramação?
A monoprogramação indica que somente um programa usuário é carregado na memória e executado por vez. Os sistemas operacionais modernos permitem que mais de um processo seja carregado em memória, de modo que quando um fica bloqueado esperando por uma operação de E/S outro, que esteja carregado em memória, poderá usar a CPU.
07. Explique o que é a atividade de swapping e diga como ela pode prejudicar o desempenho do sistema computacional.
Trazer um processo do disco para a memória. O sistema computacional fica mais lento.
08. Explique os processos de swap-in e swap-out.
A técnica de swapping foi introduzida para contornar o problema da