Exercícios de pneumática
Tarefa nO 3 - Comando de uma válvula alternadora A haste de um cilindro de simples ação deve avançar, podendo ser comandada de dois locais diferentes.
Tarefa nO 1 - Comando de um cilindro de simples ação O êmbolo de um cilindro de simples ação deve avançar ao se acionar o botão de uma válvula de 3/2 vias NF (normalmente fechada) . Ao desacionar a válvula, o cilindro deve retornar à posição inicial.
2
2
Tarefa nO 2 - Comando de um cilindro de dupla ação O êmbolo de um cilindro de dupla ação deve avançar e retornar conforme o acionamento de uma válvula de 4/2 vias, ou 5/2 vias .
Tarefa nO 4 - Comando de uma válvula de simultaneidade A haste de um cilindro de simples ação somente deve avançar após o acionamento simultâneo de duas válvulas direcionais de 3/2 vias (botão) . válvula de Observação: usar simultaneidade.
1
2
2
Tarefa nO 5 - Regulagem da velocidade em um cilindro de simples ação A velocidade do êmbolo de um cilindro de simples ação deve ser regulável para o avanço.
Tarefa nO 7 - Aumento da velocidade em cilindro de dupla ação A velocidade de avanço (ou de retorno) em um cilindro de dupla ação pode ser acelerada , mediante a instalação de uma válvula de escape rápido . Observação: u!ar válvula de escape rápido .
4
2
Tarefa nO 6 - Regulagem de velocidade em um cilindro de dupla ação Num cilindro de dupla ação, as velocidades de avanço e de retorno do êmbolo devem ser reguladas independentemente. Observação: usar válvulas reguladoras de fluxo uniderecional.
Tarefa nO 8 - Comando indireto de um cilindro de dupla ação O êmbolo de um cilindro de dupla ação deve avançar ao ser acionada uma válvula de 3/2 vias. Após desacionar a válvula de sinal , o cilindro deve retornar à posição inicial. Observação: usar válvula de comando de 5/2 vias pilotada .
4
2
1
·/
• I
,,
Tarefa nO 9 - Comando indireto de um cilindro de dupla ação (válvula bipilotada) Mediante a instalação de duas