EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
Os problemas para o engenheiro surgem na identificação de alguma necessidade. A partir disso, o objetivo será traçado e os resultados serão projetados. Na fase inicial, o problema é definido de forma genérica, por exemplo, um “sistema de células de combustível” ou mais genericamente, um “sistema de energia mais barato e sem poluição”. Os problemas podem surgir de necessidades inéditas ou de necessidades de competição. Um exemplo desses últimos é a são as empresas que projetam telefones celulares, onde cada um tenta otimizar os seus produtos pela adição de mais serviços, memória, aumento da autonomia, câmaras de vídeo, rádio FM, serviços Web, aplicativos Java®, jogos, etc. Nesse caso, o engenheiro parte de informações dos produtos existentes da concorrência e traça um objetivo que permita melhorar o seu produto com relação ao da concorrência, ou equiparando, criando diferenciais ou reduzindo os custos. Essas decisões são tomadas muitas vezes em conjunto com o presidente da companhia e os clientes. Em geral, as alternativas de solução para atingir os mesmos objetivos são numerosas, de forma que o engenheiro deverá utilizar dos seus conhecimentos adquiridos durante a sua formação e pela sua experiência profissional, usando de todos os seus talentos. Na escolha da melhor solução, o engenheiro deverá confiar no seu senso comum e no seu julgamento pessoal, já que não poderá demorar demais para tomar a decisão pela solução que acredita ser a mais viável.
Analisando o texto acima que foi tirado do artigo Solução dos Problemas de Engenharia, leia as frases abaixo e responda a alternativa que julgar a mais correta:
I-O engenheiro analisa o problema, procura uma solução técnica de acordo com seus conhecimentos adquiridos e depois define a como agir para resolver o problema.
II-O engenheiro não precisa dos conhecimentos técnicos para resolver os problemas que a ele se apresentam, basta ter bom senso e fazer um julgamento pessoal, pois não pode