Exercício
O Orçamento pode ser definido como um plano financeiro de uma Administração, por meio do qual, para um período determinado de tempo, são previstas suas receitas e fixadas as correspondentes despesas. É uma previsão de quanto dinheiro o Governo vai arrecadar no ano, especificando-se no mesmo documento onde esses recursos serão gastos.
Por exemplo, Para se calcular o custo anual de funcionamento de um restaurante, seria necessário pensar nos custos de pagamento do aluguel do estabelecimento, da remuneração do dono e dos salários dos funcionários, dos custos dos ingredientes das refeições, de despesas com eletricidade e seguro etc. Nesse cálculo, seriam definidos vários “custos unitários”, como o custo do quilo de arroz, os quais seriam multiplicados por “quantidades”, como o número projetado ou presumido de refeições mensais que utilizariam esse ingrediente, para, afinal, multiplicar-se o gasto mensal pelo período de tempo em consideração, no caso 12 meses, para se chegar ao valor do dispêndio anual para essa categoria de gasto. Calculados todos os dispêndios para o período de tempo em consideração, seria possível calcular o valor orçamentário total do funcionamento do restaurante para um período determinado de tempo.
O que é Orçamento Participativo? – Dê um exemplo.
Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade.
Exemplos de OP é a Conferência Regional Orçamentária, na qual ocorrem reuniões temáticas envolvendo os cidadãos e os técnicos do governo. Nessas conferências, são escolhidos os delegados que comporão a Conferência Municipal.
Na Conferência Municipal, são sistematizadas as discussões iniciadas nas Conferências Regionais,