Exercício sobre Rochas
Rocha é o agregado natural multigranular formado de um ou mais minerais e/ou mineralóides, ou uma mistura de minerais que se originam de modo natural. Pela extensão que ocupam, as rochas constituem parte importante da Terra sólida.
Os minerais são constituintes de todas as rochas. O mineral é um composto químico com uma determinada composição química e uma estrutura cristalina definida.
2. Como as rochas podem ser classificadas?
As rochas são classificadas em 3 grupos de acordo com seu processo de formação: rochas ígneas, metamórficas e sedimentares.
3. Fale sobre os processos de formação das rochas.
As rochas que afloram na superfície têm aspectos muito diferentes. As diferenças estão ligadas a fatores como origem, composição, estrutura, textura, tipo de clima, declive, cobertura vegetal, tempo geológico, etc.
As rochas ígneas (ou magmáticas) são formadas pela solidificação de massas em fusão ígnea, vindas de regiões profundas da Terra, e que se solidificam no interior da Terra ou depois de se derramarem em sua superfície.
Rochas sedimentares são formadas na superfície da Terra por acúmulo de produtos de desagregação de rochas pré-existentes, de restos de seres vivos, ou ainda, por precipitação química.
As rochas metamórficas são formadas em profundidade, sob grande calor e pressão, pela alteração de quaisquer rochas ígneas ou sedimentares, isto é, são rochas que sofrem alguma mudança química ou física posteriormente à sua formação.
4. O que é um conglomerado? E um arglilito?
Há classificação dos sedimentos das rochas sedimentares clásticas pelo tamanho dos grãos.
Conglomerado está enquadrado dentro do rudito. São rochas sedimentares clásticas com grãos arredondados maiores que 2mm. Os grãos são unidos por um cimento.
Argilito se enquadra dentro do lutito. Tem tamanho de argila. Possui grãos menores que 0,002 mm.
5. Existem “rochas artificiais”?
Existem sim. É um material manipulado