Exercício Sistemas de Arquivos
2 – Como arquivos podem ser organizados?
A forma mais simples de organização de arquivos é Através de uma seqüência não-estruturada de bytes, onde o sistema de arquivos não impõe nenhuma estrutura lógica para os dados, a aplicação deve definir toda a organização. As organizações mais conhecidas e implementadas são a seqüencial, relativa e indexada.
3 – Diferencie os métodos de acesso a registro sequencial, direto e indexado.
Acesso seqüencial: leitura na ordem em que eram gravados, sendo a gravação de arquivos possível apenas no final do arquivo.
Acesso direto: permite a leitura/gravação de um registro diretamente na sua posição. É realizado através do número de registro.
Acesso indexado ou por chave: o arquivo deve possuir uma área de índice onde existam ponteiros para os diversos registros
4 – Qual a função das system calls de E/S?
Oferecer uma interface simples e uniforme entre a aplicação e os diversos dispositivos.
5 – Quais as diferentes formas de implementação de uma estrutura de diretório?
Nível Único (single-level directory), User File Directory (UFD) e File Directory (MFD).
6 – Descreva as vantagens e desvantagens das técnicas para gerência de espaços livres.
Bit map
Vantagem: A forma mais simples onde cada entrada da tabela é associada a um bloco e representado por um bit, que pode assumir valor igual a 0 (bloco livre) ou 1 (bloco alocado).
Desvantagem: Esta estrutura gera um gasto excessivo de memória já que para cada bloco deve existir uma entrada na tabela.
Ligação Encadeada
Vantagem: A partir do primeiro bloco pode-se ter acesso seqüencial aos demais de forma encadeada.
Desvantagem: Apresenta restrições se considerarmos que o algoritmo de busca de espaço livre sempre deve realizar uma pesquisa seqüencial na lista.
Blocos Contíguos blocos contíguos são geralmente alocados