Exercício Físico x Sistema Imune
Sistema Imune x Exercício Físico
A qualidade do sono é o que mais influência neste caso, e nem tanto a quantidade de horas dormidas.
A má qualidade deste sono, pode deixar o organismo mais vulnerável à infecções, ficando sem tempo para o corpo se recuperar, assim ficando mais baixas suas defesas, facilitando a entrada nas vias aéreas dos vírus e bactérias.
Neste caso as vias aéreas superiores são atingidas em primeiro lugar, pois estão totalmente relacionadas na questão exercício físico x imunidade, pois os órgãos que primeiro são atacados são: a fossa nasal, laringe e faringe.
O termo “Janela Aberta” é relacionado com a baixa imunidade, intensidade e duração do treino, gerando uma imunidade alterada logo após um treino, que é um tempo em que o organismo fica mais sensível a uma infecção, principalmente as respiratórias(gripe, resfriado, etc), o organismo fica mais frágil, e podendo ser maior a treinamentos repetitivos de alta intensidade.
Como principais pontos negativos, o mal planejamento de um treinamento físico pode induzir a graves mudanças no sitema imunológico, e até mesmo em atividades físicas reguladas e bem planejadas pode haver essas alterações.
Nos pontos positivos comprovados, fica por parte das condições gerais de vida, causando adaptações no sistema respiratório, cardiovascular, endócrino, digestório, e até mesmo no músculo esquelético, proporcionando melhores condições de vida.
EXPLICAÇÃO AO ALUNO:
- Um treino exige muito do corpo da pessoa, gerando um grande desgaste físico, e consequentemente essas atividades intensas proporcionam mudanças hormonais (liberando uma maior carga hormonal), e com isso acaba influenciando e descontrolando o sistema imune, pois há células(leocócitos) que são interligadas em ambos.
Para prejudicar mais ainda o seu sistema imune, você não está tendo uma boa qualidade no sono, que com isso não se dá o descanso necessário para o corpo, dificultando a normalização das alternações causada pela