Exercício Fundamentos de Administração
(A evolução do pensamento em administração) – Lista 2
Trabalho para AV1
Equipe:
Cleilson Cesário
Romulo Souza
Wellington Matheus
1. Por que é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais?
O estudo das teorias em administração justifica-se pela contribuição que elas trazem para o avanço do campo em termos conceituais e práticos. O atual leitor, atento às teorias administrativas e organizacionais, será o futuro administrador capaz de adaptar os conceitos desenvolvidos no campo teórico às especificidades da empresa onde trabalhará.
2. Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamento apresentadas neste capítulo? Dê exemplos.
Escola clássica de Administração – Um dos principais motivos do desenvolvimento dessa escola é a entrada do capitalismo na fase monopolista. Diante disto, surgiu então a necessidade de se criar uma maneira de administrar com eficiência e eficácia essa nova forma de trabalho. Era a primeira vez na história que um número grande de pessoas e de capital se juntavam em um só lugar para produzir alguma coisa de forma constante e quase contínua. Os problemas de desperdício e falta de eficiência requeriam respostas sistemáticas e coerentes de administração, foco dos principais representantes da escola clássica de administração.
Escola comportamental – o surgimento com o lado humano nas organizações em sua fase inicial, isto é, no início dos anos 1930.
Escola quantitativa – O impacto da Segunda guerra mundial e o surgimento de associações de disseminação da informação para gerentes.
Escola contingencial – Fatores que influenciaram o seu surgimento do seu pensamento: conscientização acerca da interdependência global pós-Segunda guerra mundial, o movimento contra a excessiva especialização das disciplinas e influência da obra de Von Bertalanffy.
3. Quais as principais diferenças entre as correntes de pensamento que compõem a escola