RELATÓRIO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO: A educação, atualmente, percorre variadas discussões, e, o fracasso escolar é uma realidade visível. O presente estudo propõe identificar o saber daquele que atua diretamente com o aluno, o professor, por considerá-lo um personagem importante no diagnóstico de alunos com distúrbios e problemas de aprendizagem.
OBJETIVO: Verificar o ponto de vista do professor sobre os problemas de aprendizagem e se em sua vida escolar ele apresentou esse problema.
MÉTODO: Para atender o objetivo, foi aplicado um questionário aos professores que estão ativos na rede pública de ensino. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente.
RESULTADOS: A maioria dos professores começou a estudar na idade certa e mais tarde (7 e 9 anos), não apresentam nenhum distúrbio de aprendizagem quando crianças, possuem apenas graduação, não tinham dificuldades com a leitura, começaram o aprendizado em casa, não conhecem crianças alfabetizadas precocemente e colocariam os seus filhos na escola precocemente. Todos os professores sentiram-se estimulados a buscarem mais conhecimento, concordam que a ausência da família interfere na aprendizagem do aluno e entendem a relação entre família, escola e aprendizagem.
CONCLUSÃO: Segundo os professores pesquisados, em sua grande maioria, concorda que, as crianças podem sim entrar na escola com idade precoce, desde que tenha um acompanhamento da família, para ajudá-las.
Palavra-chave: Educação, Problemas de Aprendizagem, Aprendizagem.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................................5
2 DESENVOLVIMENTO..................................................................................................6
2.1 OBJETIVO GERAL..........................................................................................................6
2.2