Exercício Estudo dirigido
1º. Segundo Teixeira, o planejamento tradicional está sendo substituído pelo planejamento estratégico na atualidade. Procure, no texto, os motivos que levaram a esta substituição e qual o significado e o impacto do planejamento estratégico na gestão pública.
Para Teixeira os motivos que levaram para um planejamento estratégico foi o governo formular as pratica politicas alinhadas ao interesse nacional buscando claramente, no âmago de sua reflexão, o papel da estratégia no processo de tomada de decisões compartilhadas.
2°. Para Teixeira quais são os três modelos básicos da administração pública? Quais as suas características? Qual é a critica que feita pela autora ao padrão atualmente vigente de gestão?
Administração Patrimonialista: sua característica: o nepotismo e a corrupção.
Administração Burocrática: característica: Formalidade, Impessoalidade, Profissionalização.
Administração Gerencial: características: a definição precisa dos objetivos que o administrador público deve atingir em sua unidade, a garantia da autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros, a cobrança a posterior dos resultados, a descentralização, a permeabilidade aos anseios da sociedade, a eficiência e a qualidade na prestação dos serviços públicos, a ênfase nos resultados alcançados, mais do que nos processos internos.
A critica da autora feita porque o patrimonialismo e o clientelismo ainda persistem na administração pública e precisam ser superados.
3º. Porque, segundo Teixeira, há certo desconforto em relação ao planejamento participativo? Diante disso, como fica a gestão da participação na atualidade?
Há certo desconforto porque o assemelham com o desenvolvimento de comunidade que deixou um rastro de problemas que refletem ate hoje. Já a participação na atualidade deve ser compartilhada nas decisões, quer sejam econômica, politica, sociais ou culturais. Tomar essas decisões como um exercício de liberdade, mas toma-las