Exercício em C que "lê" um vetor
PARA QUE ÉTICA?
A ética e a moral
MORAL - um conjunto de valores e de regras de comportamento, um código de conduta que coletividades adotam, quer seja uma nação, uma categoria social, uma comunidade religiosa ou uma organização. Quais comportamentos são bem-vindos e quais não são. A melhor maneira de agir coletivamente; qualificam o bem e o mal, o permitido e o proibido, o certo e o errado, a virtude e o vício.
A moral corresponde a um feixe de normas que as práticas cotidianas deveriam observar e que, como discurso, ilumina o entendimento dos usos e costumes.
- SÃO OBSERVÁVEIS
ÉTICA – é uma disciplina teórica, um corpo sistematizado de conhecimentos – a exemplo da física, do direito, da biologia, da sociologia. Estuda as morais históricas, as relações e as condutas dos agentes sociais que as normas morais pautam.
A ética visa à sabedoria ou ao conhecimento temperado pelo juízo.
- PLANO DA REFLEXÃO
Existem morais macrossociais e morais microssociais:
MORAIS MACROSSOCIAIS – recobrem a sociedade como um todo e servem de baliza para as morais microssociais.
MORAIS MICROSSOCIAIS - expressam interesses e visões de mundo de muitas camadas internas da sociedade, morais paroquiais, corporativas, profissionais, classistas, regionais., etc.
A ética, como teoria, estuda as morais na plenitude de sua natureza histórica. Somente quando especialistas se debruçam sobre as morais e produzem um estudo delas, pode-se falar de ética do protestantismo ou do socialismo, etc.
Quando fazemos referência à ética empresarial ou à ética dos negócios, significa estudar e tornar inteligível a moral vigente nas empresas capitalistas contemporâneas, e em particular, a moral predominante em empresas de uma nacionalidade específica.
O que é válido para uma coletividade não é necessariamente válido para outra.
O relativismo cultural apóia-se em justificações igualmente competentes – são legitimadas pelas sociedades que as