comércio exterior
Discente: Daniel Henrique de Souza
Docente: Juliana
Turno: Matutino Curso: Administração
Blocos econômicos
(União Europeia)
Belo Horizonte, 18 de março de 2014.
Bloco europeu ameaça sanções adicionais se não houver recuo russo na Crimeia. EUA também impõem punições a Moscou
A União Europeia (UE) suspendeu nesta quinta-feira negociações com a Rússia em um amplo pacto econômico e em um acordo para conceder aos russos o direito de viajar aos 28 países do bloco sem necessidade de visto, algo que a Rússia buscava há anos, em resposta à incursão russa na Península da Crimeia. O bloco europeu também ameaçou sanções mais duras se Moscou rapidamente não amenizar a crise.
Rússia ameaça confiscar bens estrangeiros se sofrer sanções
Em uma vitória simbólica na quebra de braço sobre as futuras alianças da Ucrânia, os líderes da UE concordaram em rapidamente assinar um amplo acordo de associação políticas como esperado pelo novo governo de Kiev, cimentando vínculos mais próximos com a Europa.
As medidas tomadas em uma reunião de emergência da UE vieram na esteira de sanções aprovadas pelo governo americano de Barack Obama, que impôs restrições de vistos a oponentes pró-Rússia do novo governo de Kiev e abriram caminho para sanções financeiras.
O presidente da UE, Herman Van Rompuy, disse que medidas adicionais poderiam incluir proibições de viagem, congelamento de bens e o cancelamento de uma reunião da UE-Rússia se Moscou não puser fim rapidamente a sua agressão e adotar negociações multilaterais significativas dentro de alguns dias para acabar com a crise.