ATPS PROCESSO ADMINISTRATIVOS
Passo 2
1 - O fato de conseguir exercer a liderança, de forma satisfatória, em uma determinada situação, não significa que conseguirá ser sempre um líder com êxito. Líderes e colaboradores precisam uns dos outros, para conseguir atingir os objetivos propostos. O maior problema está em saber quando empregar determinado estilo, e com quem. Assim, a eficácia consiste em saber diagnosticar o nível em que se encontra o colaborador, e utilizar o estilo de acordo com o seu grau de maturidade.
De acordo com Chiavenato (2000, p.90) um líder deve possuir as seguintes características levando em consideração a Teoria dos Traços:
“1. Traços Físicos: Como energia, aparência pessoal, estrutura e peso.
2. Traços Intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança.
3. Traços Sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa.
4. Traços relacionados “com as tarefas: impulso de realização, persistência e iniciativa”
De acordo com Mc Gregor, (1992 apud Ferreira 2006, p.25) as características de um líder poderiam ser desenvolvidas por qualquer individuo, ou seja, o seu desempenho seria aperfeiçoado com o passar do tempo de acordo com as suas experiências. Porém com o passar do tempo e a partir de novos estudos a Teoria dos Traços acabou perdendo a sua importância. Mesmo com isso existem duas qualidades de extrema importância que são: influencia e confiança, ou seja, um bom líder é aquele que passa confiança para os seus subordinados e consegue influenciá-los a executar tarefas que o líder acredita que vai ser melhor para a empresa.
Segundo Nascimento (2008 p.70) o desenvolvimento do líder é continuo e interminável, o líder sempre tem que buscar o aperfeiçoamento, para que possa atender melhor as necessidades da organização e dos seus subordinados. E isso ressalta a Teoria de Mc. Gregor (1992 apud Ferreira 2006, p.25) que um líder pode ser qualquer pessoa, e que todos podem aprender a liderar e ter sucesso.
Ter poder não