Exercício de sala
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
ANÁLISE ESTATÍSTICA 1
UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS NA AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO.
RECIFE
2013
INTRODUÇÃO
Uma definição formal para memorização segundo o dicionario Aurélio é a ação ou efeito de memorizar. A memória é a função central do cérebro humano, sendo o meio pelo qual recorremos ao nosso conhecimento do passado a fim de usá-lo no presente para estabelecer comunicação com nossos pares, resolver problemas, etc., e seu funcionamento adequado depende da eficiência de diferentes estruturas cerebrais . Alguns autores como Santos e Ortega (2012) avaliaram a capacidade de memorização em idosos, onde os mesmos se apoiaram na ideia de Piaget e Inhelder (1979) que diz que a conservação das lembranças se apoia sobre a conservação dos esquemas de hábito ou de inteligência, daí a estreita relação entre memória e inteligência.
A memória é classificada em:
Memória de curto prazo e longo prazo;
Memória autobiográfica
Memória episódica
Memória sensorial
O presente trabalho trata da memória de curto prazo, na memorização de uma série de palavras dispostas aleatoriamente em quadros.
OBJETIVOS
O projeto objetiva investigar se a média do número de palavras memorizadas em um curto espaço de tempo pode variar dependendo de como as palavras estão dispostas e organizadas para memorização, como auxilio nessa investigação, foi apresentado pelo docente uma série de questões que orientarão os discentes neste trabalho.
MÉTODOS
Para a execução do presente projeto foi realizado um experimento com 40 pessoas com idade variando de 17 a 55 anos, que memorizaram um conjunto de palavras por dois minutos, e em seguida escreveram em uma folha as palavras lembradas.
Existiam dois tipos de conjunto de palavras, foram apresentados para algumas