Exercício de redes: tracerout
450 palavras
2 páginas
-------------------------------------------------Contexto
O traceroute é um software para rastreamento de rotas pelas quais os pacotes seguem do dispositivo final de origem do usuário a uma rede de destino. Cada roteador representa um ponto no qual uma rede se conecta a outra rede e o pacote foi encaminhado entre elas. O número de roteadores é conhecido como o número de “saltos” que os dados viajaram da origem ao destino.
O traceroute funciona enviando pacotes com o campo Time To Live (TTL) configurado para 1. O primeiro roteador (primeiro hop) envia então um pacote (ICMP) indicando que o pacote não pode ser roteado (devido ter expirado o TTL) para a origem. Após receber a indicação de erro, um outro pacote é enviado com o TTL configurado para 2 e o segundo roteador (segundo hop) neste momento enviará uma indicação de erro para a origem. Esse processo continua até que se alcance o destino ou um limite pré-determinado. Para mais informações sobre o funcionamento do traceroute consultar o RFC1393.
Existem alguns roteadores que não enviam pacotes ICMP TTL Expired e, portanto, o traceroute ficará incompleto nestes casos. No entanto, o mecanismo do traceroute continuará funcionando ou mesmo o acesso da origem até o destino independentemente do resultado do traceroute.
Neste laboratório iremos usar o traceroute para ver os atrasos que um pacote está sujeito ao ser enviado pela rede.
-------------------------------------------------
Usando o Traceroute
O traceroute é muito simples de se usar, normalmente é executado na linha de comando: traceroute <endereço de destino> (Linux) ou tracert <endereço de destino> (Windows)
-------------------------------------------------
Tarefa 1: Rastrear uma rota até um servidor remoto qualquer
1. Traçar a rota para www.cisco.com. Quantos saltos há entre a origem e o destino? Qual o atraso apresentado no primeiro e no último roteador?
R: Da origem ao destino existem 08 saltos. O atraso